Objetivos

A ADENE - Agência para a Energia, em colaboração com a Associação Bandeira Azul da Europa, através do Programa Eco-Escolas, organizam um concurso inserido no projecto 10ACTION, um projecto financiado pelo programa “Energia Inteligente - Europa” da Comissão Europeia.

O 10ACTION pretende disseminar os valores promovidos pelo Solar Decathlon Europe (www.sdeurope.org), que incentivam o uso responsável da energia e promovem a aplicação de tecnologias de eficiência energética e energias renováveis para alcançar reduções de emissões de dióxido de carbono.

Quem pode Concorrer

Podem concorrer todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente. Serão considerados 2 escalões:

  • Escalão 1: todos os alunos com idade até 10 anos (1º e 2º Ciclo);
  • Escalão 2: todos os alunos com idades entre os 10 e os 19 anos (3º ciclo, secundário, profissional e superior).

Definição do Trabalho

A participação é possível após inscrição online e a entrega dos trabalhos realiza-se através da internet em http://www.energiasolar10action.abae.pt/

Os interessados devem seguir as instruções apresentadas na ficha de inscrição online.

Escalão 1: Concurso de Desenho

Os concorrentes são convidados a desenhar objectos, situações, etc que ilustrem a utilização da energia solar. Os desenhos podem ser realizados com lápis de cor, canetas de feltro, aguarelas ou lápis de cera.

Os desenhos deverão ser submetidos em formato digital, sob a forma de fotos ou digitalizações de alta qualidade. Ou seja, imagens com 300dpi, formato A3 e em jpg ou uma fotografia na maior resolução permitida pela máquina fotográfica.

Escalão 2: Concurso de Fotografia

Os concorrentes são convidados a fotografar objetos, situações, etc que mostrem ou representem energias e recursos renováveis no dia-a-dia. Podem ser submetidas fotografias de locais antes e depois de terem ocorrido alterações, bem como séries com o número máximo de 3 fotografias que documentem um processo. O tema pode ser abordado de forma humorística, poética, crítica, narrativa, ficcional, documental ou metafórica.

Máximo de 3 fotografias (300dpi, formato A3, jpg). Dimensão inferior a 30MB.
Descrição do trabalho: máximo de 500 caracteres (incluindo espaços).

Os trabalhos não devem incluir fotografias de terceiros (sem a sua autorização), nem conteúdos protegidos pelo Código do Direito de Autor. Só serão aceites trabalhos originais da inteira e exclusiva responsabilidade dos candidatos.

A apresentação a concurso dos trabalhos concede à organização todos os direitos infinitos e ilimitados de reprodução, publicação e exposição das imagens, a nível mundial, em qualquer meio, sem prévia notificação, autorização ou compensação ao autor ou a terceiros.

Prazos

O concurso estará aberto entre 15 de Setembro e 15 de Outubro de 2012. Apenas os projectos submetidos dentro do prazo serão considerados a concurso. A data de recepção será a data de entrega dos trabalhos.

Júri e Critérios de Avaliação

O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórters para o Ambiente. O júri reunirá na 2ª quinzena de Outubro. A entrega dos prémios e a exposição nacional terão lugar em Novembro de 2012.

Não serão admitidos a concurso os trabalhos que não cumpram os requisitos.

A decisão do Júri não poderá ser alvo de recurso.

A idade do concorrente será tida em consideração na avaliação do júri.

Escalão 1: Concurso de Desenho

A qualidade, originalidade e criatividade dos desenhos serão avaliadas, tendo em atenção os seguintes critérios principais de apreciação:

  • Qualidade artística e técnica.
  • O autor atinge o objectivo, em termos de forma e conteúdo? O desenho transmite emoções?
  • O desenho faz pensar? Em quê?

Escalão 2: Concurso de Fotografia

Serão admitidos a concurso, trabalhos com uma das seguintes características:

  • Uma única fotografia;
  • Fotografias anteriores/posteriores a alterações;
  • Séries de fotografias, no máximo de 3 fotografias.

Prémios

Escalão 1

O júri seleccionará três trabalhos vencedores, os quais serão premiados com caixas de experiências sobre energia solar.

Escalão 2

  • 1º Prémio: Tablet PC
  • 2º Prémio: Máquina Fotográfica
  • 3º Prémio: Leitor MP4

Os premiados de cada Escalão serão convidados a participar na exposição de apresentação dos melhores trabalhos selecionados pelo júri.